Marcação de Consultas
As indicações de neurologistas e fisioterapeutas são feitas por pacientes com ataxia. Os dados são compartilhados em boa fé com propósitos meramente informativos - não constituem um endosso ou recomendação.
Selecione abaixo o Estado desejado para pesquisar indicações sobre neurologistas e fisioterapeutas com experiência em ataxias, hospitais universitários e outros centros de atendimento. Para alguns Estados infelizmente ainda não há indicações (vamos atualizar quando houver!).
As indicações de neurologistas e fisioterapeutas são feitas por pacientes com ataxia associados da Abahe. A Abahe não tem vínculos comerciais com nenhuma das pessoas (CPF) ou instituições (CNPJ) indicadas. Além de hospitais universitários com ambulatórios de ataxias, em algumas cidades do Brasil existem CER (Centros Especializados em Reabilitação) com serviços de fisioterapia e outros com atendimento pelo SUS.
CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO (CER) - ATENDIMENTO PELO SUS
Unidades em vários Estados, em diferentes municípios.
O CER é uma rede com diversas unidades em todo o Brasil, que oferecem serviços de reabilitação reabilitação, diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva etc.
Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas (física, intelectual e autismo, visual, auditiva).
CER composto por dois serviços de reabilitação habilitados - CER II;
CER composto por três serviços de reabilitação habilitados - CER III;
CER composto por quatro ou mais serviços de reabilitação habilitados - CER IV.
O CER é destinado ao atendimento de pacientes com deficiências físicas, auditivas e intelectuais. A equipe multiprofissional do Centro conta com geneticista, otorrinolaringologista, ortopedista, neuropediatra, psicologia, pedagogia, psicopedagogia. Além disso também são disponibilizadas terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, serviço social e enfermagem.
O CER conta com transporte sanitário, por meio de veículos adaptados, com objetivo de garantir o acesso da pessoa com deficiência aos pontos de atenção da Rede. Pode ser utilizado por pessoas com deficiência que não apresentem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos.
A entrada ao serviço se dá por meio de encaminhamento realizado junto a Unidade Básica de Saúde (UBS), a partir do momento em que o indivíduo recebe um diagnóstico. O atendimento deve acontecer no CER mais próximo da residência do usuário. Para conseguir atendimento, procurar a Secretaria de Saúde de seu município. Em alguns casos, será preciso solicitar encaminhamento do seu médico, mas as regras variam em cada cidade.